domingo, 22 de novembro de 2015

Softwares empresariais: CRM



O desenvolvimento tecnológico, a necessidade de gerir a informação de uma forma mais eficaz e competitiva, a web 2.0,  entre outros, levou à criação de novas ferramentas empresarias. A primeira a analisar é a CRM.

 

Trata-se de uma ferramenta direcionada para o relacionamento com o cliente, alicerçada em conceitos como marketing relacional, vendas, serviços, suporte ao cliente.

 

 
 


https://rvcarvalho.wordpress.com/

 

 


Assim, e segundo Carlos Ascensão[ 1] é uma filosofia que permite desenvolver técnicas de gestão de relacionamentos com clientes, de forma a conquistar a sua fidelidade maximizando as relações a longo prazo. Este é o mais recente conceito que visa melhorar o relacionamento com clientes e assegurar a competitividade das empresas. O conceito adapta-se a qualquer tipo de empresa, a qualquer sector de actividade e a qualquer processo de venda.

 O objectivo é aumentar a rentabilidade das empresas, maximizando a taxa de retorno do investimento - ROI (Return on Investment) - conquistar a fidelidade e o lucro dos principais clientes.

 
Este conceito assenta num importante trabalho de segmentação. É necessário identificar os diversos tipos de clientes, personalizando o tratamento de cada cliente à medida do seu perfil. É muito importante a correcta utilização destes dados, e a sua constante actualização de forma a proporcionar satisfação para os clientes. Cada cliente tem um determinado valor (Customer lifetime value), e para cada um deverá ser adoptada uma diferente estratégia.

 
A utilização de técnicas de CRM, ao valorizar a relação com o cliente permitem que as relações comerciais aumentem o seu ciclo de vida e apontem para uma melhor qualidade de atendimento.

 
O CRM é formado pela integração de sistemas e tecnologias com a capacidade de suportar grandes volumes de informação. São compostos por dados em back office (tais como base de dados e modelos para análise) e por dados front office, que permitem desenhar um plano de comunicação com o cliente.

 
Estes dados facilitam e aceleram a gestão de relacionamento com cada cliente, criando um histórico que englobe dados pessoais, dados derivados, dados relativos a compras, dados de comunicação com o cliente, situação financeira, de forma a que cada departamento possa tirar o melhor partido da informação disponibilizada.

 
Estes sistemas permitem gerir contactos, agendas, planos de actividades, acompanhamento do ciclo de vendas. Auxiliam no trabalho de prospecção, desenvolvimento de contactos, envio de informação, acompanhamento comercial, relatórios e sistemas de apoio ao cliente.

 
A gestão destes dados permite que a empresa possa comunicar com o cliente certo, utilizando a oferta certa, no momento certo, utilizando o canal certo. 


 

Para quem ainda não tenha percebido o que é o  software CRM:
 
 
 
 
 

       

       
      Posted by Marília
       
       
       
       
       
       

       

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