quinta-feira, 26 de novembro de 2015

ASP Application Service Provider

Application Service Provider (ASP)

Definition - What does Application Service Provider (ASP) mean?

An application service provider (ASP) is a vendor that provides individual users - or an entire enterprise - with software applications over a network, usually a local area network (LAN) or an LAN with Internet access. The provided software may be referred to as software as a service, apps on
tap, or on-demand software. One of the most basic forms of ASP is a vendor that provides access to a particular application software using HTTP protocol.
 
 
Techopedia explains Application Service Provider (ASP)
 
An ASP is an alternative to the repetitive and costly process of installing the same software application on many individual computers or network stations, and using local hard drive space to install those applications. An additional benefit is that software upgrades are often automatic, and the ASP often agrees to provide technical support and security for its software. With an adequately fast network connection, an ASP can support business continuity and flexible working hours.

Organizations that use ASPs include businesses, nonprofit and membership organizations and governments.

The ASP model has both advantages and disadvantages. In addition to the advantages described above, others include a service level agreement (SLA) that guarantees software usability and reliability, lower IT costs and the ability to redeploy IT staff to projects other than software updating and maintenance.

The disadvantages of ASPs include the inability to customize software applications (except for the largest clients). In addition, ASP changes may adversely change the service provided to a business’s clients. Finally, a business may have difficulty integrating ASP software with non-ASP software. Also, ASP control over corporate data and the corporate image may compromise corporate control and security.
 
 
ASP é portanto, a denominação dada ao sistema de aluguer de aplicações e de serviços no domínio das Tecnologias da Informação. Constitui-se num meio de facultar ás empresas o uso de serviços baseados nas tecnologias de informação através de um sistema de aluguer que evita a aquisição de licenças e de servidores e reduz os serviços de manutenção técnica. Desta forma os custos são fixos e o acesso às aplicações é normalmente realizado através de um browser sobre a internet. A empresa fornecedora é responsável pela segurança dos dados, pelo apoio técnico em permanência e pela atualização das versões.

EDI Electronic Data Interchange

O EDI( Electronic Data Interchange )é um sistema de transferência eletrónica de dados de acordo com formatos normalizados, através de uma rede de comunicações.

Fonte da imagem: http://www.edibasics.com/what-is-edi/how-does-edi-work/

A imagem ilustra o envio de um documento de uma empresa emissora para uma empresa recetora. Cada empresa tem o seu Sistema de Informação com hardware e software específico. Isto significa que os dados de cada empresa são armazenados e tratados eletronicamente de maneira diferente. Portanto a aplicação da empresa emissora não sabe escrever um produto no sistema da empresa recetora. Desta forma o documento a enviar da empresa emissora é convertido para um formato universalmente conhecido - EDI translator- e o software da empresa recetora sabe ler esse documento e converte-lo na sua estrutura específica de sistema de informação.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Softwares empresariais: ERP


"ERP – Enterprise Resource Planning, é um termo genérico que pretende identificar o conjunto de atividades executadas por um package de software modular e tem por objetivo primário, o auxílio dos processos de gestão de uma empresa nas mais importantes fases de seu negócio.

domingo, 22 de novembro de 2015

Softwares empresariais: CRM



O desenvolvimento tecnológico, a necessidade de gerir a informação de uma forma mais eficaz e competitiva, a web 2.0,  entre outros, levou à criação de novas ferramentas empresarias. A primeira a analisar é a CRM.

 

Trata-se de uma ferramenta direcionada para o relacionamento com o cliente, alicerçada em conceitos como marketing relacional, vendas, serviços, suporte ao cliente.

 

 
 


https://rvcarvalho.wordpress.com/