sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Uma perspetiva histórica de DSI Desenvolvimento de Sistemas de Informação

Entende-se por DSI o processo cujo objetivo é introduzir mudanças num SI, com o objetivo de melhorar o seu desempenho. Entre as alterações que são normalmente efetuadas inclui-se a adopção de sistemas informáticos para suportar atividades organizacionais.
O processo de DSI tem sido objeto de estudo de vários teóricos e práticos, desde os anos 50, existindo escolas de pensamento baseadas em diferentes visões. Alguns autores estão essencialmente preocupados com problemas técnicos, outros com a mudança na natureza e conteúdo do trabalho das pessoas e outros ainda com as implicações estratégicas que o SI poderá ter na organização (Avison e Fitzgerald,2003;Avison e Wood-Harder,1990; livari et al.,1999). Flynn (1998) refere duas aproximações ao DSI, uma aproximação hard, que assume que o problema a resolver tem uma base lógica ou matemática e que um sistema informático é uma solução viável na maior parte dos casos, e uma aproximação soft, essencialmente relacionada com os efeitos ambientais do SI, com a relação do SI com os aspetos sociais, económicos, legais e psicológicos do ambiente, normalmente a organização para a qual o sistema é desenvolvido.
Como é sabido, não há um processo ideal para o desenvolvimento de SI, existindo inclusive alguma confusão entre desenvolvimento de sistemas de informação e desenvolvimento de software; é, contudo, uma realidade que, hoje em dia, cada vez mais o processo de DSI termina com a adopção de SIBC pela organização, o que de certa forma justifica esta confusão.
Nas décadas de 50 e 60, não havia nenhum processo definido para DSI. A preocupação era descrever a solução em termos computacionais sem dar atenção à compreensão e descrição do sistema em si, o que muitas vezes dava origem a problemas, como por exemplo, a insatisfação dos utilizadores, pois as suas necessidades não eram satisfeitas pelos novos sistemas operacionais, ou a falta de documentação, que, mesmo existindo estava normalmente desatualizada, dificultando largamente a manutenção dos sistemas desenvolvidos.
 
Fonte: LOPES, Filomena Castro; MORAIS, Maria Paula; CARVALHO, Armando Jorge. -"Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Métodos e Técnicas". 3ªed. [S.l]:FCA,2005. ISBN 972-722-461-X
 

Sem comentários:

Enviar um comentário